RoTTA DU xisTTo 14Maio

  • RoTTA DU xisTTo 14Maio

  • “ROTTA DU XISTTO” – 14 MAIO 2016

    POSTED IN PASSEIOS

    Muitas são as vezes que os nossos associados chegam perto do Attalaia clube e colocam sugestões para “mostrarmos Portugal”… cá está, mesmo agora e sem demoras colocamos à disposição dos nossos queridos associados um evento com Historia e que num simples fim de semana vai tentar mostrar-vos algumas das aldeias de xisto que fazem parte do nosso património!

    Vamos iniciar em Vila Nova de Poiares, atravessamos o Concelho de Gois, subimos ao ponto mais alto da serra da Lousã e descemos para Miranda do Corvo… parece fácil, e podem crer que não tem dificuldade absolutamente nenhuma, basta seguirem o carro da frente… mas NUNCA perdendo o carro de trás 😉

    O percurso TT será praticamente isso mesmo… Todo-o-Terreno, pouco alcatrão vamos encontrar, excepto nas aldeias de xisto que vamos passar.

    O Almoço será servido numa destas aldeias, de seu nome Aigra a Nova, também existe a “velha”, mas só tem uma casa e não cabemos lá todos.

    Depois de almoço, subiremos a S. António das Neves, local onde ainda existem parte de alguns Neveiros (Neveiros – poços de “Neve”), neveiros estes que eram utilizados para armazenamento da neve/gelo. Todo este processo era natural, durante o Inverno, os obreiros arrastavam a neve para o poço mais próximo e já com o neveiro cheio, a neve era coberta com palha e fetos, de modo a conservá-la em gelo até ao Verão. Quando chegava o tempo quente, o gelo era cortado e seguia em grandes blocos para as cortes reais de Lisboa, para que os nossos reis e sua corte pudessem saborear os verdadeiros gelados de “framboesa” e “batata doce” em pleno Verão.

    Após pequena demonstração de como colocar o “Gelo” no “Poço” seguimos para subir ao ponto mais alto da Serra da Lousã… Trevim, com uma paisagem lindíssima e única, onde vamos poder tirar a mítica foto de grupo que o Faria vai querer utilizar como capa na ATTualidade de Maio.